Götze, Anna (1875-1958)

Nick Heath

 

Anna GötzeAnna Götze nasceu em 1875, na Alemanha. Ela foi membro do Partido Social Democrata de 1897 até 1917 e, com o fim da guerra e da revolução, se envolveu na fundação do Spartakusbund. No começo dos anos 1920, ela se mudou para uma posição claramente anarquista e se juntou à anarcossindicalista Freie Arbeiter-Union Deutschland (FAUD). Ela trabalhou como dobradora na indústria da impressão.

Ela teve três crianças, nascidas fora de matrimônio. Seu filho Ferdinand Götze, conhecido com Nante, e sua filha Irma também tiveram atividade na FAUD, enquanto seu outro filho, Waldemar, foi militante do marxista Kommunistische Partei Deutschlands (KPD). Isso levou a brigas inflamadas dentro da família, apesar de Waldemar mais tarde estar pronto para cooperar com o resto da família em trabalhos subterrâneos.

Anna tinha uma abordagem emancipada em relação à sexualidade. O anarquista Karl Brauner testemunhou o quão impressionado ele ficou com o jeito como Anna era capaz de falar sobre questões sexuais com sua filha.

Depois do levante de Hitler, Anna esteve ativa nas redes subterrâneas da FAUD. Seu apartamento em Leipzig era um dos centros dessas redes.

Ela foi presa pela primeira vez em 1935 e então novamente em 1º de outubro de 1937. Ela foi sentenciada a 3 anos de prisão em 12 de abril de 1938, o qual cumpriu na cadeia de Waldheim. Ela então foi aprisionada no campo de concentração de Ravensbrück, onde sua filha também foi mantida. Ambas conseguiram escapar de lá quando os nazistas começaram a marcha mortal dos indivíduos aprisionados lá em abril de 1945.

Ela morreu em 1958.

 

Publicado originalmente em libcom
Traduzido por Cami Álvares Santos